
Porque todo sofrimento atual está ligado às memórias?

Os traumas são profundas marcas emocionais. Essas experiências formam registros psíquicos negativos que ficam armazenados no inconsciente e estão carregados de afetos intensos: magoa, tristeza, rejeição, culpa, medo, que influenciam diretamente nossos comportamentos, pensamentos e emoções. Peguemos um exemplo: se sofremos uma forte experiência de abandono aos 5 anos de idade, uma parte de nós se fragmenta e fica presa ao passado, podendo formar, neste caso, algum complexo ligado à rejeição. Posteriormente, quando o adulto passa por situações parecidas, ele irá ativar esse complexo e reagirá como se fosse a sua criança ferida, pois existe uma parte da sua personalidade emocionalmente presa ao passado. Os traumas nos aprisionam neste lugar, como são inconscientes, não entendemos porque não conseguimos agir de outra forma, e ficamos presos ao sofrimento. Na terapia iremos encontrar cada um destes complexos, curando cada memória aprisionada, liberando o analisando do sofrimento.
